domingo, 15 de março de 2009

Onde tem fumaça tem fogo


Já ouviram aquela frase "Solteira, sim! Sozinha, nunca!"? Pois é, esta sou eu. Posso não ter namorado, posso ser abandonada pelas amigas em algum momento, posso estar órfã de pai e mãe enquanto eles aproveitam a aposentadoria e viajam pelo mundo, mas sozinha eu nunca vou estar! A asma e a rinite nunca me abandonarão! O mundo pode dar as costas para mim, mas elas estarão sempre comigo, quer eu queira, quer eu não queira.

Para a asma, acredito que o dia 12 de junho de 1987 tenha sido aguardado com ansiedade, pois este foi o dia em que nasci e ela já veio me receber, na época disfarçada com o codinome "bronquite". A rinite (RINITE gente, e não RENITE, por favor!), foi um pouco mais tímida. Veio chegando de mansinho, no início só procurava o meu aconchego no dias mais frios, mas aos poucos fomos criando uma intimidade e hoje estamos juntas para o que der e vier.

Na verdade nossa relação não é das melhores. Muitas vezes eu gostaria que elas não me acompanhassem. Já procurei em diversos lugares motivos que pudessem explicar o apreço insistente que elas sentem por mim. Clima. Sujeira. Genética. Nada parecia satisfazer por completo a minha dúvida.

Até que hoje, ao ler a Zero Hora, acredito que encontrei o laço que nos uniu: os incensos. Segundo o artigo escrito pelo pneumologista Paulo de Tarso Roth Dalcin, a quantidade de material gerado pela combustão de uma vareta de incenso corresponde aproximadamente à queima de três a quatro cigarros. Um estudo recente mostrou que a exposição prolongada à fumaça do incenso está associada com câncer respiratório, enfisema, bronquite crônica, asma e rinite alérgica, especialmente em mulheres e crianças.

Que decepção! Sempre acreditei fielmente no poder de causar bem-estar que o incenso proporcionava, e hoje o tenho como vilão. Tarde demais, porque a esta altura do campeonato, "minhas amigas" não me abandonarão mais.

2 comentários:

Anônimo disse...

abandonada pelas amigas, não!!isso never!
por favor roseane!
hauahuahau

Nobre disse...

depois de ler este teu post, com certeza uma viagem à Índia não deve estar nos teus planos... hehehe! Bjs querida! Nobrezito