terça-feira, 3 de março de 2009

Como renascer comendo carne

Passado o Carnaval, entramos na época da Quaresma. Para a Igreja Católica, este é o período de preparação para a Páscoa (a ressurreição de Jesus Cristo). É o tempo para os fiéis refletirem e se aproximarem de Deus, visando o crescimento espiritual. Muitos ainda conservam hábitos antigos nesta época, como o jejum, um símbolo de sacrifício para demonstrar que a única verdadeira necessidade do ser humado é Deus. Alguns escolhem outras formas de abstinência para seguir esta crença. Não comer carne talvez seja o mais simbólico de todos os sacrifícios, já que a palavra Carnaval surgiu da expressão “adeus a carne” e está relacionada com a idéia de afastamento dos prazeres da carne, uma nomenclatura no mínimo sugestiva para esta festa que antecede a Quaresma.

Eu não sou vegetariana, mas como defensora dos animais admiro os adeptos deste life style. Eles não comem nada que fuja, que tente fugir ou que sofra quando está vivo. Um princípio totalmente ético ao meu ver, pois o homem não é superior ao animal, ambos têm o mesmo direito à vida. E não vai ser a tal “lei da sobrevivência” que vai me convencer a mudar de idéia, uma vez que a vida do homem não depende da vida do animal. Sem falar no tratamento que os bichos recebem antes do abate.

Antes que me chamem de hipócrita por defender uma filosofia e seguir outra, levanto as mãos para cima e admito: não sigo o vegetarianismo por preguiça! A carne não é meu prato preferido e posso viver muito bem sem ela, obrigada. Mas tem que ter persistência para enfrentar situações como a falta de opções de restaurantes para esse público (pelo menos no interior), reuniões de amigos ou colegas de trabalho sempre regados a churrasco, entre outras. Aliás, que mania as pessoas tem de eleger o churrasco como o cardápio universal dos encontros de amigos. Por que não uma pizza? Uma massa? Uma lasanha? Um strogonoff (Ops! Tem carne!)

Pois é, a carne não está só no churrasco e talvez não seja tão fácil assim se livrar dela. Por isso escolhi outro sacrifício nesta Quaresma e ele foi inspirado na seguinte frase: “Devemos ter coragem para mudar os caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares”.

Independente de religião, acho que todos devem entender a Páscoa como um renascimento, um recomeço, o início de um novo ciclo, e podem se preparar para isto de alguma forma, afinal, “não podemos voltar atrás e fazer um novo começo, mas podemos recomeçar e fazer um novo fim”.

Recomece você também!

6 comentários:

Gabriela disse...

ÓÓÓ... estamos com o mesmo espírito Dona Rose!

A.J. Assis disse...

Concordo com todas as palvras que escreveste Roseka!!!
O churrasco pode perfeitamente ser substituído por PIZZA!
Além de não comer carne, por várias razões, o pessoal não precisa passar calor na churrasqueira e tal. Receb a pizza quentinha em 30 min e é só devorar!!!
Domcello Pizza express 30563000
Descobriu, devorou!

PS: Obrigada pelo gancho no post do dia! ahahhaa

Beeeeijo minha amiga
Adoooro ler teus posts!

Roseane Bianca disse...

Acho que vou começar a cobrar pela publicidade feita por aqui... hahahaha!!!

Ricardo Machado disse...

Rose!

Que bacana de encontrar por aqui. Lembra de mim? Esses tempos andei falando com o Démtrio sobre você e tal. Bom te ver, nem que seja pelo ciber espaço.

Beijo Grande! Sucesso!

PS: te adcionei no meu blog.(http://pensou falou.wordpress.com).

Demétrio de Azeredo Soster disse...

Tipo assim, menina; mas nem um mísero bifinho mal passado?

Anônimo disse...

Carne é o que há de melhor!
E Deus é um delírio!!!

Adivinha quem é...